Possibilitando aprendizagens para uma estudante com implante coclear

Resumo do projeto

O estudo de caso de aluna do 1° Ano do Ensino Fundamental, com 7 anos, justifica-se pela dificuldade de comunicação e de interação da estudante com implante coclear, tanto na questão da alfabetização, como no convívio entre o grupo de colegas e os demais sujeitos do espaço educativo. Durante os planejamentos e nas aulas, surgiram diversas preocupações de “ Como os surdos com implante coclear aprendem?'' E, assim sucessivamente, outras curiosidades e indagações foram trazidas pela maioria dos estudantes, entre elas: “O que ela está querendo dizer? Por qual razão, ela fala diferente?; Por que usa esse aparelho?; Ela entende a gente? Podemos falar com as mãos?" Estes questionamentos e as dificuldades de comunicação e interação, trouxe a urgência de pensar alternativas pedagógicas para atender as necessidades especiais, incluir e garantir o direito de aprendizagem. O objetivo do estudo é promover a alfabetização efetiva de todos, por meio da inclusão da língua brasileira de Sinais (LIBRAS) e o método fônico com recursos pedagógicos que gerem uma aprendizagem possível e ascendente. Nesse contexto, buscou-se oferecer aos alunos como um todo, oportunidades de aprendizagens gradativas, coletivas e sobretudo inclusivas, que trouxessem uma melhor comunicação, autonomia, entendimento e reconhecimento da necessidade de compreender que todos fazem parte da escola. Sendo a aprendizagem um direito e a escola tem o dever de garantir os meios de acesso do individual ao coletivo. Para a estudante surda foram disponibilizados o atendimento Educacional Especializado (AEE) e a adaptação curricular individualizada na escola. Recebemos o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), que enviou uma professora de Libras que deu início a Língua Brasileira de Sinais para desenvolver a inclusão de todos, trazendo conhecimento e novas aprendizagens. Todos esses recursos, humanos e pedagógicos, mobilizados possibilitam atualmente e no futuro, um melhor engajamento, aceitação e participação efetiva. Para que a inclusão aconteça é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar. Juntos somos mais fortes na busca dos direitos de todos.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão, alfabetização, Língua Brasileira de Sinais.

Assista ao vídeo do projeto:

Educação facilitada.mp4
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