Sobre a FEICIP
A Feira teve seu início em 2014, seguindo com 3 edições como Feira de Ciências. Em 2017 passou a ter a sigla FEICIP - Feira de Iniciação Científica de Portão - e, em 2018, começou a credenciar projetos para outras Feiras Regionais.
A FEICIP tem por objetivo:
Incentivar a iniciação científica em Escolas do Ensino Fundamental e possibilitar a divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos, oportunizando a produção e a socialização do conhecimento.
Estimular a imaginação e a curiosidade através da pesquisa, possibilitando o surgimento de futuros pesquisadores.
Instigar o estudante a formular questões científicas baseadas na realidade cotidiana por ele vivenciada, utilizando a metodologia científica como ferramenta para a construção de novos conhecimentos.
Despertar um maior interesse no estudo, através de um trabalho pedagógico diferenciado, buscando contribuir com a elevação da frequência escolar e melhoria do processo de aprendizagem.
Conheça as edições da FEICIP:
9ª Edição
O ano é 2023. Feira com camisetas branca e rosa. 78 projetos de iniciação científica. Mostra de atividades realizada na parte externa do Centro de Eventos. Participação do Colégio Sinodal Portão e da EEEF Adolfo Gustavo Krummenauer.
8ª Edição
O ano é 2022. Feira com credenciamento para fora do RS, pela primeira vez.
(ATUALIZAR TEXTOS E FOTOS)
.
7ª Edição
O ano é 2021. Feira realizada no período da pandemia, formato digital, semi-presencial. Página exclusiva com os banners de cada projeto no site, para apreciação.
(ATUALIZAR FOTOS)
6ª Edição
O ano é 2019. Feira com camisetas azuis. Credenciamento para Feira de Iniciação Científica de Esteio. Pela 1ª vez com a presença do Colégio Sinodal. Participação da Escola Estadual Portão Velho. II Mostra de trabalhos, com 57 trabalhos e mais de 150 alunos participantes.
5ª Edição

O ano é 2018. Primeira Feira no novo Centro de Eventos com display, toalhas de mesa e primeira Mostra de Trabalhos das Escolas. Ano em que iniciou a credenciar trabalhos também para as Mostras de Iniciação Científica do IFSUL em Sapucaia do Sul e o IFRS de Feliz. Alunos participantes passaram a receber almoço. Criação do Comitê de Revisão Científica.
4ª Edição

O ano é 2017. Feira ocorrida no Ginásio de Esportes e pela primeira vez somente com avaliadores externos e sala dos avaliadores. Criação do nome da Sigla FEICIP e inserindo o conceito de “Iniciação Científica”. Primeiro ano com camisetas e com mostra de robótica e mostra do Mindlab.
3ª Edição
O ano é 2016. Neste ano iniciam-se inovações e a Secretaria de Educação assume a organização da Feira para o próximo ano.
2ª Edição
O ano é 2015. Feira ocorrida no Ginásio de Esportes. Os avaliadores são compostos por 10 professores da Escola Técnica Liberato Salzano Viera e funcionários da Prefeitura.
1ª Edição
O ano é 2014. Primeira Feira de Ciências de Portão, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura. Em parceria com a Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha foi ofertado uma capacitação para 1 professor de cada Escola.